Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Baço x Estômago aliados ou inimigos?

      Não é segredo pra ninguém que a comida passa pelo estômago, mas para medicina chinesa (MTC) isso é só um detalhe. Além de receber os alimentos, o estômago tem um papel muito mais amplo e caracteriza quase que a fonte de energia primordial. Junto com o baço, forma a essência adquirida, que vem da alimentação. Ambos fazem parte do elemento terra, a base de todo crescimento da natureza.
      O baço é um órgão (ZANG) e tem papel importante, pois é responsável, por manter o sangue fluindo DENTRO das veias e no caso de uma disfunção muito grande do baço, podem haver sérios danos, como uma hemorragia por exemplo. O baço controla também as unhas, cabelos e os músculos, nutrindo-os e mantendo-os saudáveis, porém se houver um desequilíbrio de energia, o baço deixa de nutri-los e os cabelos e unhas ficam quebradiços e os músculos, fracos, que pode gerar de uma simples câimbra, a fraqueza muscular. O baço controla a subida do QI (energia) e nele estão os pensamentos e as reflexões.
       Já o estômago é uma víscera (FU), fundamental para o corpo, ele controla a decomposição dos alimentos, o transporte das essências (JING), origina o JIN YE (fluidos corporais) e controla a descendência do QI (energia). Podem haver danos, caso o estômago se encontre em desequilíbrio, pois a digestão não será eficiente e o alimento parado nele, pode estagnar e apodrecer, causando lesões no estômago, ou simplesmente náuseas e vômitos, por isso, mastigar devagar, não ingerir líquidos durante as refeições é muito importante e ajuda muito o estômago. Lembrando, que nós já temos líquidos que ajudam na digestão: a saliva!
      Agora, respondendo a pergunta do título, ambos podem ser heróis ou vilões, depende muito de como você cuidará e o quanto você será cauteloso com eles. Se seguir passos básicos, como alimentação saudável, mastigação lenta, controle da ansiedade e preocupações, e etc... tudo isso ajuda na saúde deles, mas se você não se dispuser a colaborar e deixá-los sobrecarregados, com certeza terá sérios problemas!
      Então, vamos nos cuidar?
      Agradeço por dispensar seu tempo a esta leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário