Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Exercito de terracota

Guerreiros de Xi'an e os tesouros da Cidade Proibida

      Qin Shi Huang, o primeiro Imperador da China, ordenou que montassem um exército todo feito de terracota, para protegê-lo após sua morte. Os soldados são de diferentes tamanhos, de acordo com a sua posição: os maiores são os generais. Junto as estátuas militares, também foram encontrados em outros poços, alguns acrobatas, músicos e funcionários imperiais.
Estas estátuas foram encontradas acidentalmente, por agricultores do distrito de Lontong em Xi'an no ano de 1974. Estão em três poços e a estimativa é que haviam mais de 8 mil soldados. 130 carruagens com 520 cavalos e 150 cavalos de cavalaria. Estes poços ficam próximos a uma pirâmide de terra com 47 metros de altura e 2,18 quilômetros quadrados.
O mausoléu foi construído para servir de palácio ou corte imperial, cercado por uma muralha e diversos portões. Restos mortais de artesãos foram encontrados, assim como suas ferramentas, o que leva a crer, que foram enterrados junto com o Imperador, para impedir que falassem onde estavam as riquezas dele.
Independente da complexidade do fato, da dúvida quanto ao  que levou o Imperador Qin Shi Huang a montar este "palácio mausoléu", há o fato que nos chama a atenção: as obras de extremo bom gosto e realidade absurdamente fantástica!
Vou deixar o link do Wikipédia no final da postagem, para quem quiser conhecer um pouquinho mais a história, mas de qualquer forma, o que foi colocado aqui, resumido, muito resumido, já nos deu uma ideia da riqueza desta obra!
Gratidão por estar aqui mais uma vez!!! 












quarta-feira, 22 de junho de 2016

Imperador Amarelo "Huan Di Nei Jing"

      Olá, quem gosta da medicina chinesa, conhece ou já ouviu falar do livro: "Huan Di Nei Jing" ou "Princípios de medicina interna do imperador Amarelo" Uma "bíblia" que mostra as conversas do Imperador com o médicos da época. Para aqueles que não gostam de leitura com vocabulário tradicional, pode se tornar um livro massante, mas se você abrir sua mente, usar sua imaginação e viajar nos diálogos, aprenderá sobre o infinito conhecimento deste Imperador e principalmente dos médicos chineses! (Imagine-se como Imperador da China, ou um camponês buscando saúde e longevidade, ou ainda um médico muito inteligente e sábio, frente ao Imperador Amarelo!!!)
      Sabiamente, deixou como obrigação dos médicos o controle das doenças do seu povo, que deveria estar sempre saudável, então os doutores começaram a tratar o povo com ervas, ensinaram como ter uma alimentação de qualidade (o que chamamos de dietoterapia) e as práticas corporais (não falo de "puxar ferro", mas de equilibrar corpo, mente e energia vital, com Qi Gong e outras técnicas).
      É certo que este livro traz informações valiosas e ainda hoje é usado como referência, conservando a sabedoria e os resultados de muitos anos. Importante ressaltar que a medicina chinesa, tem aproximadamente 5 mil anos, o que nos leva a não questionar nem duvidar da sua eficácia!
      Em resumo, a medicina chinesa e suas terapias complementares unidas, promovem a saúde e bem estar de seus praticantes e simpatizantes em qualquer lugar do mundo!
      Como diz um velho conhecido meu: "Uma agulha bem colocada, vale mais que mil remédios!"
      Deixo aqui então, esta magnífica indicação de leitura, para aqueles que são estudantes, acupunturistas, ou apenas "curiosos" buscando agregar conhecimento! Pode ter certeza que não irá se arrepender por ler esta obra!
      Gratidão por estar aqui mais uma vez!!!
      Tenha uma excelente leitura :)



segunda-feira, 20 de junho de 2016

música linda!!!

Pensei em montar um vídeo com imagens diferentes, mas alguém acha que precisa??? 
Divino!!!





domingo, 19 de junho de 2016

Cancer x acupuntura

      O câncer é uma doença que agride e debilita o paciente, principalmente por seu tratamento ser agressivo. A quimioterapia e radioterapia, causam diversos sintomas que causam mal estar, nesta hora entra a acupuntura, como uma forma de ajudar na diminuição destes sintomas.
      Uma agulha aqui, uma apertadinha ali, uma sementinha no lugar certo e aos poucos, no decorrer das sessões o paciente vai se sentindo melhor, as náuseas diminuem, as dores também, a pessoa vai se acalmando, criando mais confiança em si e no tratamento como um todo!
      A agulha não deve ser colocada sobre o câncer, mas em pontos alternativos que possam refletir no órgão que representa o problema e muitas vezes, nem são utilizadas agulhas, mas moxas, cristais radiônicos, ímãs, magnetos e muitas outras opções que a medicina chinesa pode oferecer. Aumentam a imunidade, ajudando assim,no tratamento, já que a quimioterapia e radioterapia, fazem com que o sistema imunológico reaja mais devagar e a imunidade demore mais tempo a se restabelecer, causando um risco maior de infecções e patologias que podem piorar o quadro de uma pessoa que realize estes tratamentos.
      Além do quadro clinico, tem ainda a melhora no quadro emocional, normalmente muito abalado nestes pacientes, que vivem com a constante duvida de melhora ou piora do quadro. Ao realizar qualquer procedimento nessas situações é muito importante que o acupunturista e o médico estejam de acordo com o tratamento, para evitar conflitos entre eles e prejudicar o paciente, mesmo que sem intenção. Se o conjunto for favorável ao paciente, ambos, trabalhando juntos, podem facilitar a vida desta pessoa e trazer soluções que beneficiem e melhorem o emocional e o físico, aliviando os sintomas do tratamento.
      Em muitos hospitais, ainda nao é aceito a parceria medicina alopática x medicina alternativa, mas temos fé de que com o tempo, esta será mais uma alternativa para que os pacientes tao sofridos, desta e de outras inúmeras patologias, se beneficiem e sintam-se confortáveis, mesmo diante de uma batalha diária e que parece sem fim!
      Desejo a todos saúde e felicidade!!!
      Gratidão por estar aqui mais uma vez!!!

Ahhhh o coração


      Coração, fogo do corpo, a central da alegria, nele esta abrigada a mente do ser humano, se o coração esta agitado a mente também estará e vice-versa. Tem como parceiro de trabalho o intestino delgado e o pericárdio e o triplo aquecedor, problemas em algum desses pode acarretar problemas no coração e o mesmo pode ocorrer ao contrario.
      Responsável pelo tato, o coração te ajuda a sentir o outro de uma forma mais completa. Experimente fechar os olhos e tocar o rosto de outra pessoa, não apenas com as mãos, tente limpar a sua mente e deixar o coração sentir, este exercício te fará notar particularidades de pessoas que jamais havia notado, não por te-la tocado, mas por ter deixado o coração tocar a pessoa e a mente nutrir-se com o toque! Um exercício constante, mas que resulta em uma maneira mais completa do "tocar". Para ficar mais intenso, feche os olhos da pessoa também e toquem seus rostos, sem falar nada, apenas toquem, vão perceber que a afinidade começará a fluir, pois o coração tem o dom de se ligar ao outro, por familiaridade, por compatibilidade, por atração.
      Mas o coração vai além disso...
      Localizado no aquecedor superior, envia sua energia para todos os lados do corpo, pois todo corpo precisa de sangue e oxigênio para funcionar 100%
      Ele é o monarca, o carinha mais importante de todo sistema, sem ele não se pode viver, sua ligação com a mente é bem estreita é ele que comanda o sangue e os vasos sanguíneos, responsável pelo controle da alegria, se estiver desequilibrado, teremos uma patologia séria por excesso de alegria, que embora seja um sentimento bom, em excesso pode causar sérios danos... (imagina a pessoa em um velório, rindo e cantarolando)
      O coração em equilíbrio, permite fluir os líquidos pelo corpo, mantém a mente tranquila, alinhada, sem perturbações...
      Ja um coração em desequilíbrio pode causar inúmeros problemas, como palpitações, sudorese em excesso, insânia, agitação, ansiedade, distúrbios emocionais, perturbação mental, fraqueza, mente fraca, rosto com tom azulado, dores no peito, língua mais vermelha ou arroxeada e muito mais...
      Para que isso seja evitado, ou pelo menos tente evitar essas patologias cardiacas que podem gerar todo um disturbio sistemico, é nossa obrigacao cuidar bem deste monarca, alimentando-o bem, nutrindo-o bem. Nao devemos viver de estresse, com os olhos fechados para pessoas / situacoes que nos rodeiam, devemos manter longe quem nos faz mal, pois estas pessoas ou situacoes, agridem indiretamente o nosso coracao e com isso é possivel que venhamos a ter um problema depressivo, uma raiva compulsiva que nem vamos saber de onde vem, porque, justamente a intimidade coracao x mente, nos fara perder o equilibrio e uma hora ou outra, de alguma maneira, iremos exteriorizar o que sentimos, mesmo que isso seja em forma de doenca...
      Vamos dar um trono ao nosso REI, cultivar sentimentos bons, exercitar o perdão a nos mesmos e ao próximo e entupir os nossos corações de amor e "humanidade", assim, embora não seja certo que jamais teremos algum problema cardíaco, é certo que viveremos melhor e em paz conosco!!!
      Mais uma vez gratidão por estar aqui!!!

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Fígado e vesícula biliar, os amantes do equilíbrio

     Na visão da medicina chinesa, o fígado e a vesícula são responsáveis pelo equilíbrio emocional do indivíduo, tomada de decisões e postura, além de ser responsável pela boa visão, pelos tendões (representando aqui a capacidade de ser flexível, madeira, vista pelos chineses como se fosse o bambu), ombro, joelhos, seios, unha e no caso das mulheres, o aparelho reprodutor.
     Sabe aquele corrimento chato ou aquela falta de vontade na hora H?
     Pois é, o danadinho do fígado que está aprontando e alterando o funcionamento do seu organismo, mas tudo isso tem uma razão e acho que você nem imagina qual seja... VOCÊ!
     Vamos ao ponto inicial: sua semana é corrida e nunca da tempo de se alimentar bem, então chega no final de semana e pra compensar o cansaço e stress do trabalho você pede aquela pizza de 4 queijos, afinal, fim de semana "pode", a semana já não foi das melhores... Perdoável, vamos ser compreensivos!
      Bom, vamos então aos exercícios físicos, sejam caminhadas ou levantamento de peso, artes marciais... Você diz: "Nem pensar, me movimento a semana toda, TENHO UMA VIDA ATIVA"... Hummm não é bem assim... ficar feito barata tonta, andando de um lado pro outro não é atividade física, é necessidade e normalmente você faz tão automático, que nem percebe quanto já andou quilômetros e nada disso foi satisfatório, por que simplesmente, você não usou os tênis certos e NÃO TEVE RITMO!
     Pois é, tudo no organismo funciona ritmado: o coração, o pulmão, o piscar dos olhos, a respiração, então porque raios o casal figado x vesícula seriam diferentes?
     O sedentarismo leva a problemas bem mais complicados que a obesidade, pois causa distúrbios emocionais, síndrome do pânico, depressão e por aí vai, há uma lista infinita de problemas, então porque não se cuidar?
     Alimentos ácidos e amargos, são mega amigos do figado, tanto quanto as folhas bem verdinhas, mas frituras são uma granada sem pino se consumidas constantemente, explodem no fígado e pronto, lá se foi o equilíbrio. Porém rir, rir e rir, causa ondas de ânimo e energias magníficas ao fígado, que responde de forma positiva, equilibrando o seu canal energético, mas vale lembrar que o riso para conter lágrimas ou mesmo as lágrimas contidas, são venenos que o intoxicam e mata aos poucos tudo aquilo você leva anos para construir!
     Então vamos lá: Alimentar-se bem, praticar atividades físicas, comer coisas ácidas e amargas e RIR, são fatores benéficos para o fígado. Só não esqueça que qualquer coisa exagerada, causa efeito contrário! Buscando a harmonia do corpo, harmonizará a mente e tudo funcionará melhor!!!
    Gratidão pela paciência desta leitura!!!


terça-feira, 14 de junho de 2016

Nem fadas e nem duendes, o assunto são dragões





Tão místicos quanto as fadas e duendes, os dragões são deuses muito importantes da China, foi um dos escolhidos por Pan Gu para estar ao seu lado na criação do mundo, junto com a tartaruga, a fênix e o unicórnio, ele é feito de olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa, uma enorme juba de leão e muitas partes de outros animais que não são citados tão frequentemente... 
      Símbolo de sabedoria, poder, proteção, riqueza e força, muito utilizado para representar o poder dos imperadores, culturalmente, associam os dragões a sorte, prosperidade, fartura e normalmente, tem 4 patas, com 4 dedos para frente e 1 virado para trás. Os dragões são a ligação entre o divino e o humano.
        São 4 os reis dragões e cada um representa um mar, Antigamente as vilas tinham templos dedicados ao dragão da sua região, nas épocas de enchentes e secas era comum oferecerem sacrifícios, para agradar e satisfazer os dragões.
       Lendas:
       Yinlong: conta a lenda que certa vez ajudou um homem chamado Da Yu a parar uma enchente no Rio Amarelo, usando a cauda para abrir canais para as aguas.
       Fucanglong: Dragão do mundo subterrâneo que guarda tesouros enterrados e toda vez que sai, provoca erupções dos vulcões.
      Jiaolong: dragão sem chifres, que vive em pântanos.
      Canglong: Tem o poder de controlar as chuvas e os ventos.
      Usados como esculturas para proteger as casas, esses  seres  tem poder e nisso boto fé.
      Se há um poder efetivo nestes dragões, não vou questionar, pois esta crença segue por muitos milênios e sou mera estudante dos costumes e tradições da China, mas que a fé empregada nestes seres faz acontecer "milagres" isso eu acredito.
      Gratidão por reservar um pouco do seu tempo para ler o blog!
     
Que os deuses chineses te protejam!!!