Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2016

Nem fadas e nem duendes, o assunto são dragões





Tão místicos quanto as fadas e duendes, os dragões são deuses muito importantes da China, foi um dos escolhidos por Pan Gu para estar ao seu lado na criação do mundo, junto com a tartaruga, a fênix e o unicórnio, ele é feito de olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa, uma enorme juba de leão e muitas partes de outros animais que não são citados tão frequentemente... 
      Símbolo de sabedoria, poder, proteção, riqueza e força, muito utilizado para representar o poder dos imperadores, culturalmente, associam os dragões a sorte, prosperidade, fartura e normalmente, tem 4 patas, com 4 dedos para frente e 1 virado para trás. Os dragões são a ligação entre o divino e o humano.
        São 4 os reis dragões e cada um representa um mar, Antigamente as vilas tinham templos dedicados ao dragão da sua região, nas épocas de enchentes e secas era comum oferecerem sacrifícios, para agradar e satisfazer os dragões.
       Lendas:
       Yinlong: conta a lenda que certa vez ajudou um homem chamado Da Yu a parar uma enchente no Rio Amarelo, usando a cauda para abrir canais para as aguas.
       Fucanglong: Dragão do mundo subterrâneo que guarda tesouros enterrados e toda vez que sai, provoca erupções dos vulcões.
      Jiaolong: dragão sem chifres, que vive em pântanos.
      Canglong: Tem o poder de controlar as chuvas e os ventos.
      Usados como esculturas para proteger as casas, esses  seres  tem poder e nisso boto fé.
      Se há um poder efetivo nestes dragões, não vou questionar, pois esta crença segue por muitos milênios e sou mera estudante dos costumes e tradições da China, mas que a fé empregada nestes seres faz acontecer "milagres" isso eu acredito.
      Gratidão por reservar um pouco do seu tempo para ler o blog!
     
Que os deuses chineses te protejam!!!

     




Nenhum comentário:

Postar um comentário