Mao foi um líder comunista, nasceu em 1893 e liderou a China de 1949 (quando criou a Republica Popular da China) a 1976, quando faleceu.
No início, Mao comandou a Marcha Comunista, para combater uma invasão sino-japonesa, depois comandou o Partido Comunista Chinês (PCC) até a vitória contra Chiang Kai-shek do KMT na Guerra Civil Chinesa.
Um líder tirano, tirou terras de latifundiários e dividiu em comunas, onde viviam os mais pobres. Nestas comunas tudo era realizado segundo suas ordens. Era adorado por muitos e considerado o herói do povo, mesmo que estes estivessem em situação de miséria. Mandou matar líderes políticos, os próprios donos das terras que ele tomou posse e contra-revolucionários, contabilizando mais de 1 milhão de pessoas. Fechou escolas e tudo fez para que as pessoas "Dançassem conforme sua música"
Um livro que fala bastante a respeito da Era Mao é "Adeus China" de Li Cunxin, o qual foi alvo de uma postagem anterior neste blog.
Mao Tse Tung foi e ainda é considerado um herói para os chineses, pois implantou o socialismo e transformou a China na maior potência econômica do mundo. Filho de pai capitalista, Mao cresceu com o sentimento que o capitalismo não era o melhor caminho e de fato, fez grandes coisas pelo povo chinês através do socialismo.
Mao lançou um livro, chamado: Livro Vermelho que continha todo ensinamento dele.
Frases de Mao Tse Tung:
"A política é uma guerra sem derramamento de sangue; a guerra é uma política com derramamento de sangue"
"Comunismo não é amor, comunismo é um martelo com o qual se golpeia o inimigo"
"O poder político, nasce do cano da espingarda"
Agradeço sua visita e desejo um lindo dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário