Total de visualizações de página

sábado, 13 de agosto de 2016

Mitologia: Os 4 deuses celestiais

      Os 4 deuses celestiais, são: a Tartaruga negra (Genbu); o tigre branco (Byakko), o dragão (Seiryuu) e o pássaro vermelho (Fenhuahg). A lenda conta, que estes quatro deuses ajudaram Huang Long (deus principal) na criação do universo. Representam as cinco estações, os cinco elementos e etc...

      A tartaruga representa o elemento agua, o inverno e principalmente a longevidade, por isso, muitos chineses antigos, usavam pingentes ou tinham estátuas em forma de tartaruga, para que assim, permanecessem jovens por mais tempo. A direção e norte.

     O tigre branco representa o elemento metal, o outono, representa força, coragem, poder... Ainda hoje, usam partes de seu corpo para consumo ou fabricação de remédios, pois acreditam que dará força e fertilidade. A direção e oeste

      O dragão representa o elemento madeira, primavera, representa magia e poder. Antigamente, somente os imperadores podiam usar o símbolo, pois o dragão era um ser sagrado e consagrado aos nobres.

      O pássaro vermelho representa o elemento fogo, sua estação e o verão, representa sabedoria.
       Todos eles são separados nos quadrantes da terra e cada um representa um ponto cardeal, uma cor, uma estação do ano, uma emoção, 3 dos doze signos do zodíaco e podemos perceber, que, ate mesmo, na mitologia oriental, existe um equilíbrio entre yin e yang, o ciclo de movimento do universo, a capacidade de completar-se. Tudo esta, relativamente interligado e sem esta ligação, nada acontece!

      Huang Long representa o elemento terra, transição entre inverno e outono. Ele faz as coisas acontecerem, ele cria, transforma, une e separa. Ele e o centro de tudo. Sem a terra não há vida, não há metal, que não formara a agua, que não fará a madeira crescer e esta por sua vez, não queimara, deixando de produzir o fogo, que formara a terra com suas cinzas... Ou seja: ate mesmo o centro de tudo, precisa do que o cerca, para existir.
     Agradeço a sua visita e espero tê-lo aqui outra vez!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário