Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Infertilidade e acupuntura

      Sabemos que a infertilidade ataca muitas pessoas, de ambos os sexos e isso gera problemas emocionais graves, principalmente para aqueles que desejam muito ter filhos.
      A infertilidade pode ter inúmeras razões e existem muitos tratamentos convencionais para isso. Alguns muito eficazes, mas que podem gerar uma gestação de risco pois é tratado de forma pontual e não de forma geral, ou seja, trata-se a infertilidade, mas não a essência do indivíduo como um todo.
      A acupuntura, seja através de agulhas, sementes, fitoterápicos, dietas e tantas outras opções, tende tratar este indivíduo no geral, reorganizando seu equilíbrio, pensando no tratamento das causas e efeitos dos distúrbios sistêmicos.
      Não podemos dizer que a acupuntura, assim como os tratamentos convencionais, seja 100% garantida, afinal, assim como tudo na vida, depende da colaboração de  ambas as partes, para que o resultado seja realmente satisfatório, mas é uma opção para aqueles que desejam buscar uma gravidez saudável de forma mais natural.
     Quando alguém procura um acupunturista e este faz uma avaliação minuciosa da situação, descobre-se muitas vezes, um fundo emocional para o bloqueio do organismo não estar receptivo a gestação, um problema no rim, onde está guardada a essência pré-natal, ou um problema no pulmão, no baço, enfim, existem milhares de motivos para que a infertilidade aconteça.
      Se houver uma parceria entre acupunturista e paciente, é quase certo que a gravidez aconteça e um sonho seja realizado, porém é preciso lembrar que acupuntura não faz milagre, assim como a medicina ocidental, também não!
      Busque a acupuntura, como complemento do tratamento, pois provavelmente, o resultado será mais rápido, mas caso decida por buscar a acupuntura como única opção, tenha em mente que será necessário ser dedicado, como se fosse prestar um vestibular, seguir a risca as orientações e não deixar nada escapar, afinal, a busca por um tratamento alternativo é sempre uma prova do desejo extremo de ter um resultado.
      Vale lembrar, que as práticas corporais, como Yoga ou meditação por exemplo, ajudam muito no equilíbrio e podem colaborar para um resultado mais rápido, pois estas terapias ajudam equilibrar o QI (energia) e melhoram o fluxo sanguíneo, além de ser uma forma muito prazerosa de iniciar uma atividade.
      Espero ter ajudado na orientação pela busca de uma solução.
      Agradeço sua visita ao nosso blog!

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Provérbios Chineses

"Difícil ganhar um amigo em uma hora, fácil perdê-lo em um minuto"
"Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para formar um lar"
"Nós não herdamos o mundo de nossos antepassados, nós o pegamos emprestado de nossos filhos"
"Antes de começar a criticar o mundo, dê três voltas dentro de casa"
"Não tenha medo de crescer lentamente, tenha medo apenas, de ficar parado"
"Os professores abrem a porta, mas você tem que entrar sozinho"
"Se alguém está tão cansado a ponto de não lhe dar um sorriso, deixe-lhe o seu"
"Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o facão"
"Ser pedra é fácil, difícil é ser vidraça"
"Lembre-se de cavar o poço, bem antes de sentir sede"

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Qipao o vestido das chinesas




      Lindo aos nossos olhos e de uma sensualidade incrível, o Qipao, vestido utilizado pelas chinesas, faz nossa cabeça e é desejo de muitas mulheres, pois deixa a silhueta bem desenhada, curvas lindas e por ser bem fechado, um ar misterioso paira sobre quem usa, mas a verdade é que estes vestidos são antigos e tem história pra contar.
      O Qipao era utilizado como vestimenta de caça, do povo Manchu. Em 1920, tornou-se popularmente vestimenta feminista e em 1930, vestimenta de luxo (concordo plenamente).
      Apesar de ter sido utilizado para caça, os vestidos são de uma beleza significativa e particularmente, acho que toda mulher deveria ter ao menos um em seu guarda roupas. Não há erro em usar um Qipao, sempre elegante e sensual, atraente, chama a atenção em qualquer situação e realça a beleza feminina como nenhum outro item de vestimenta.
     Sou totalmente a favor dessa peça.
     Em São Paulo, no bairro oriental da Liberdade, é possível encontrar lojas com vendas de Qipao (nome em Mandarim) também conhecido como cheongsam (em Cantonês).
      Quanto a estampa, pode-se distinguir uma peça chinesa, pela quantidade de desenhos, já que o vestido chinês é totalmente desenhado, com estampas pequenas e finas, representando abundância de vida, enquanto os quimonos japoneses são mais "limpos", possuem menos estampas e desenhos maiores, normalmente localizados em uma pequena parte da peça, ou apenas um desenho maior e mais forte, representando a clareza e pureza.
      A verdade é que, gostar de um ou de outro, varia de acordo com a personalidade de cada mulher, já que nós, ocidentais, não seguimos os padrões culturais do oriente, então escolhemos o que nos salta mais aos olhos.
     Eu tenho preferência pelos vestidos chineses, por serem mais desenhados e ter um ar mais sensualmente romântico, mas não resisto aos quimonos que me levam a pensar nas educadas e sensuais gueixas japonesas.
     Qualquer que seja a escolha, é certo que cairá muito bem, basta apenas, ter leveza e cuidado ao movimentar-se, para estar de acordo com a vestimenta.
      Agradeço sua visita ao nosso blog!





Quimonos japoneses e seus detalhes

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Musica de cura

      Que os bons ventos tragam a cura, o amor próprio, a felicidade e todas as coisas boas que os deuses budistas puderem nos oferecer, pois somos merecedores, quando vivemos em sintonia com o universo e suas luzes
      Agradeço por sua visita ao blog!

      Musica Chinesa de Cura

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Lenda chinesa: a nora e a sogra

      Certa lenda conta que uma mulher ao se casar, foi morar com sua sogra, elas se desentendiam muito, se tratavam como inimigas e cada vez mais, elas brigavam, então a mulher foi procurar ajuda de um medico, para matar a sogra, o medico deu a ela algumas ervas e disse para dar uma dose, misturada a comida, a cada dois dias, assim, logo a sogra morreria, porem a mulher teria que fazer tudo da melhor forma possível e seguir os conselhos do medico, para que ninguém suspeitasse dela.
      Assim ela fez, a cada dois dias a mulher colocava o veneno na comida da sogra e mudou sua atitude, para que não suspeitassem dela.
      Ao final de seis meses, a mulher estava dócil com a sogra e foi procurar a ajuda do medico, pedindo desesperadamente para que desse algum remédio para que a sogra não morresse, pois haviam se tornado como mãe e filha e a amava muito, o medico sorriu e disse que não eram ervas venenosas, mas vitaminas que a fortaleciam.
      O veneno nunca esteve nas ervas, mas na mente da nora que não sabia lidar com a sogra e agora, elas se amavam muito e a nora aprendeu a forma ideal de tratar a sogra.
      Se plantar amor colherá amor, se plantar discórdia e tristeza, isso também colherá!
      Agradeço sua visita e espero que tenha sempre uma excelente leitura!  

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Mulan: a heroína da China!

      Acredito que todos tenham escutado falar de Mulan, a princesa da Disney criada em 1998, mas não sei se todos conseguiram entender a mensagem do desenho.
      Mulan, uma menina comum, como tantas outras, que deixa de lado sua vida normal para salvar a vida do pai.
      Após uma decepção com a casamenteira, que gritou, esbravejou e esperneou, dizendo que ela não era boa e que nem mesmo os deuses ancestrais seriam capazes de arrumar um bom marido, Mulan volta pra casa frustrada e é recebida por seu pai, que a trata com carinho, dizendo a ela uma frase que eu, particularmente, adoro: "Olha aquela flor, ainda não se abriu, mas tenho certeza de que quando desabrochar, será a mais bela de todas".
      Tudo segue normal, ate que o pai é convocado para a guerra, por ordem do Imperador da dinastia Tang, mas ele já havia sido ferido e Mulan sacrifica a reputação da família e na calada da noite, rouba a armadura e a espada de seu pai, corta seu cabelo, e segue rumo a guerra, acompanhada por seu dragão de estimação Mushu, para não permitir que seu pai morra, afinal, ele já não é nenhum jovem e a saúde é frágil.
      Eis que começam as lições...
      Força de vontade: Mulan tem que se adaptar a "ser homem" e ter a força deles
      Lealdade: em momento algum, Mulan abandona os companheiros de batalha
      Coragem: é preciso coragem para ser o que somos, mas é preciso mais coragem para nos transformarmos naquilo que nos levara ao sucesso.
      Amor: Mulan coloca o amor incondicional por seu pai, acima de sua própria vida
      Sabedoria: pensar para agir e agir consciente
      Sensibilidade: quando o general, seu comandante, perde seu pai, ela é a primeira a lhe confortar e percebemos, nitidamente, que ela também sofre com a perda
      Altruísmo: abandonar tudo aquilo para o qual foi preparada durante toda sua vida, para honrar a família.
      Persuasão: Mulan consegue persuadir seus companheiros a agir de forma correta, para que a guerra seja apenas mais uma etapa.
      E por fim, não menos importante, Determinação: quando descobrem que ela é mulher, a abandonam nas montanhas,mesmo depois de salvar toda tropa, Mulan ve os Hunos surgindo do meio do gelo e corre para avisar o general, que não lhe da importância alguma, mas quando os Hunos atacam, é ela que, apesar de destruir o palácio imperial (e que destruição!), salva toda a China. Quando volta pra casa, Mulan leva a seu pai a espada dos Hunos e o selo imperial, para honrar a família Fa.
      Eis que então, a flor havia desabrochado, e se tornou a mais bela de todas.
      Agradeço sua presença no blog e espero que tenha tido uma boa leitura.

      Nao vou desistir de nenhum! Linda musica!

domingo, 11 de setembro de 2016

Dinastia Zhou

      A dinastia Zhou, teve seu inicio no século X ou IX a.C e terminou quando iniciou-se a dinastia Qin, por volta do século III a.C.
      Foi com esta dinastia que iniciaram os trabalho com ferro, chamada Era Do Ferro e eram considerados "filhos do céu" como se tivessem assumido o reinado, por desejo divino, como se fossem descendentes divinos.
      A dinastia Zhou foi fundada pela família Ji.
      Após um período o rei You, trocou sua rainha por uma concubina o que acarretou o declínio da dinastia Zhou oriental, formando-se a dinastia Zhou ocidental. A cidade foi saqueada pelo marques de Shen, pai da rainha, os Rong (bárbaros do Oeste) e as forcas do estado insatisfeito de Zeng.
      Ji Yijiu, filho da rainha foi proclamado novo rei.
      Ate este golpe a dinastia era considerada Zhou oriental, a partir dai, mudou para "ocidental", mas historiadores nao definem ao certo a data, pois existem controvérsias no que poderíamos chamar de "final da dinastia Zhou Oriental"
     

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Dia de festa!!!



      Chegamos a marca das 1000 visualizações!!! Gostaríamos de agradecer todos que usaram um tempo do seu dia para nos prestigiar!!!
      Muito obrigada!!!
      Desejo a todos, futuras leituras interessantes, de acordo com o que buscam, pois o trabalho deste blog é justamente atrair sua atencao para  o mundo oriental!!!
      Forte abraço!!!

                              Because I Am Happy <3

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A paz

                                                 Lindo som chines para meditar


       Vamos iniciar esta semana, com musicas que nos acalmem
       Com o coracao recheado de amor
       Com saudade de tudo que vivemos e esperança
       Esperanca que a vida sera melhor e incrivel
       Vamos balançar como se fôssemos arvores ao vento
       Deixar a vida fluir, como se fossemos um rio
       E sorrir para os obstaculos...
       Como se fôssemos crianças
       Gratidao por estar aqui!!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Participe!!!



    
      Olá! Deixe aqui sua sugestão para postagem no blog...
      Qual assunto você gostaria de saber?
      Deixe sua ideia pra nós e aos poucos iremos postando os assuntos!!
      Agradecemos sua visita e sua participação!!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Impotência e acupuntura

      Na medicina chinesa, tudo é possível, até mesmo nada!!!
      Quando uma pessoa se torna impotente sexualmente, seja por qual motivo for, existem pontos utilizados para tentar reverter essa situação. Bom, neste caso, com a idade é um fator muito difícil de reverter, pois com o passar dos anos, perdemos essência pré natal, aquela que vem conosco antes de nascermos e isso torna a situação, quase irreversível. Porém, se há algum desequilíbrio, podemos trabalhar com a acupuntura para fazer com que este problema seja resolvido, assim como no caso de ejaculação precoce e falta ou excesso de libido.
      Normalmente algumas sessões são suficientes para que a pessoa consiga sentir diferença, mas sempre tem que haver um conjunto de fatores para que qualquer patologia seja revertida ou amenizada! Portanto, se for procurar um acupunturista, esteja certo que ele deverá conhecer o seu problema, pois só assim haverá possibilidade de ajuda, assim como deverá haver colaboração da parte do paciente, para que o tratamento dê certo, afinal, não adianta o médico examinar e passar o remédio, se o paciente não tomar a dose e as quantidades certas...
      Espero que este texto lhe seja útil na decisão de procurar ajuda e torço para que tudo fique bem!!!
      Gratidão por dispor do seu tempo para esta leitura!!!

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Mao Tse Tung

      Mao foi um líder comunista, nasceu em 1893 e liderou a China de 1949 (quando criou a Republica Popular da China) a 1976, quando faleceu.

      No início, Mao comandou a Marcha Comunista, para combater uma invasão sino-japonesa, depois comandou o Partido Comunista Chinês (PCC) até a vitória contra Chiang Kai-shek do KMT na Guerra Civil Chinesa.
      Um líder tirano, tirou terras de latifundiários e dividiu em comunas, onde viviam os mais pobres. Nestas comunas tudo era realizado segundo suas ordens. Era adorado por muitos e considerado o herói do povo, mesmo que estes estivessem em situação de miséria. Mandou matar líderes políticos, os próprios donos das terras que ele tomou posse e contra-revolucionários, contabilizando mais de 1 milhão de pessoas. Fechou escolas e tudo fez para que as pessoas "Dançassem conforme sua música"
     Um livro que fala bastante a respeito da Era Mao é "Adeus China" de Li Cunxin, o qual foi alvo de uma postagem anterior neste blog.
      Mao Tse Tung foi e ainda é considerado um herói para os chineses, pois implantou o socialismo e transformou a China na maior potência econômica do mundo. Filho de pai capitalista, Mao cresceu com o sentimento que o capitalismo não era o melhor caminho e de fato, fez grandes coisas pelo povo chinês através do socialismo.
      Mao lançou um livro, chamado: Livro Vermelho que continha todo ensinamento dele.

      Frases de Mao Tse Tung:

      "A política é uma guerra sem derramamento de sangue; a guerra é uma política com derramamento de sangue"

      "Comunismo não é amor, comunismo é um martelo com o qual se golpeia o inimigo"

      "O poder político, nasce do cano da espingarda"

      Agradeço sua visita e desejo um lindo dia!

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Estupro de Nanquim

      O estupro de Nanquim, foi uma série de atos violentos dos japoneses contra o povo chinês, em 1937 e 1938, acorrido na cidade de Nanquim, que na época era a capital da China. Foram semanas de terror e atrocidades, homens eram mortos e mulheres violentadas. Muitas delas eram levadas para bordéis espalhados pelos japoneses na China para servir de escravas sexuais e a maioria era assassinada, cerca de 260 mil pessoas foram assassinadas. Acredita-se que aproximadamente 20 mil mulheres foram assassinadas, incluindo neste número, meninas com menos de 10 anos.
      Os soldados faziam uma espécie de competição para ver quem matava mais bebês e quem fazia mais abortos, tirando o feto da barriga da mãe; Como esporte, decapitavam as pessoas e penduravam suas cabeças para não perder a conta dos mortos e jogavam o corpo para os cães e muitas vezes, dissecavam a pessoa viva. Soldados também levavam cidadãos para uma cratera numa pedreira, enfileiravam e atiravam, muitos caíam vivos e os soldados percorriam a cratera em busca de sobreviventes para finalizar a execução.
      Tamanha atrocidade, levou até mesmo os nazistas de Hitler a pedir para que o Japão diminuísse a violência.
       Essa série de atrocidades, foi julgada separadamente pelo tribunal de Tóquio e o General Iwane Matsui foi condenado a morte, por não impedir esse horror, já que era ele, quem liderava as tropas japonesas neste período
      Fico pensando na inutilidade destes massacres, na crueldade que o ser (DES) humano pode chegar. Enterrar crianças vivas, mutilar e violentar crianças, estuprar mulheres, decapitar cidadãos... Desejamos paz ao mundo, mas imaginar que pessoas tem coragem de cometer atos tão cruéis me faz imaginar até onde a criação Divina é realmente boa...
      Espero que Buda cubra os mortais comuns com sua bondade e plante no coração de pessoas com este pensamento, uma semente de bondade, pois já se passaram muitos anos, mas as marcas deste fato, permanecem até hoje na memória dos chineses, que tiveram antepassados cruelmente assassinados ou mutilados por um exército que não queria nada além, de mais um pedaço de terra e soldados cruéis que não desejavam nada além de status de "matador"
      Agradeço por sua visita ao blog e desejo muita luz em sua vida




terça-feira, 16 de agosto de 2016

Por falar em medicina...

      Bom, medicina aos olhos comuns é apenas um doutor, sentado, com papel e caneta na mesa e alguns aparelhos estranhos que medem a pressão arterial e luzes colocadas nos orifícios faciais para verificar se há problemas ou não...
      Medicina é muito mais que isso... São exames complexos, uma seletiva de alterações, que associadas a outras podem levar a certo diagnóstico, ou outro diagnóstico, ou as vezes, diagnóstico nenhum, se não houver alteração...
      Bacana! Mas e se for falar de medicina nos padrões orientais???
      Você deve estar se perguntando qual a diferença e acho justo explicar: Na medicina ocidental, a dor de estômago é apenas dor de estômago, tratada com uma medicação específica, que de fato, resolve sua dor, porém a medicina oriental, trata-se o que causou aquela dor, que pode ser, desde um alimento até um problema bem mais grave nos orgãos ou até mesmo emocional.
      Quando falamos de desequilíbrio na medicina oriental, falamos de energias correndo num fluxo contrário, ventos invasores que nos atacam e nos fazem ter algumas patologias (doenças), falamos de yin e yang, da associação dos órgãos com elementos da natureza (cinco movimentos) e muito mais... Aprendemos então, que tudo está relacionado! É como uma roda gigante de um parque, que hora o banco sobe, hora o banco desce, mas se algo acontecer de errado, a roda gigante para e o brinquedo não funciona mais... Pois é, somos esta roda e aquilo que fazemos é o maquinário que faz funcionar o brinquedo (corpo). Se descuidarmos, o brinquedo simplesmente não funcionará e iremos perder a nossa energia vital, permitindo que aos poucos, nossa vida se acabe...
      Lá vem a chata falar de comida... Alimentação saudável é fundamental para que nosso corpo se equilibre e não perca a essência vital, mas tem algumas coisas que ajudam muito e formam um tríplice alicerce para nossa saúde: alimentação adequada, meditação (ou relaxamento) e práticas corporais (e não estou falando de musculação, ok!?). As práticas corporais orientais, como a Ioga, Tai Chi Chuan, Qi gong ou Chi kung, além de trabalhar o corpo, harmonizam corpo e mente, permitindo assim, que a rotina seja mais saudável!
      Um médico oriental não vai olhar pra você e dizer que tem gripe, vai analisar os sintomas e dizer que houve uma invasão de vento (frio ou calor) e vai propor um tratamento diferenciado para cada caso... Acupuntura, Fitoterapia, Aurículo terapia, aplicação de Moxa (parece um charuto, mas não serve pra fumar! Feito a base de artemísia, tem propriedades terapêuticas maravilhosas e dá um excelente resultado!) e claro, vai te orientar, como qualquer médico, a fazer ou não, algumas atividades rotineiras.
      As visões medicinais são diferentes, mas o propósito é o mesmo: manter o paciente saudável ou retomar a saúde do paciente. O melhor de tudo isso, é que assim como na medicina ocidental, você não precisa acreditar na medicina oriental, basta que vá as sessões indicadas e faça sua parte em casa e verá resultados, assim como se tivesse tomado os antibióticos, anti-inflamatórios ou qualquer medicação que tivesse sido prescrita pelo medico ocidental!
      Medicina é medicina!!! Basta saber, que não depende apenas do medico, seja qual for sua escolha para tratamento, terá sempre a necessidade de compreender e acolher o tratamento. E qualquer que seja o tratamento, 90% da cura está na sua mente, está em suas mãos!!!
      Agradeço a sua atenção e desejo equilíbrio e paz pra você!!!

sábado, 13 de agosto de 2016

Mitologia: Os 4 deuses celestiais

      Os 4 deuses celestiais, são: a Tartaruga negra (Genbu); o tigre branco (Byakko), o dragão (Seiryuu) e o pássaro vermelho (Fenhuahg). A lenda conta, que estes quatro deuses ajudaram Huang Long (deus principal) na criação do universo. Representam as cinco estações, os cinco elementos e etc...

      A tartaruga representa o elemento agua, o inverno e principalmente a longevidade, por isso, muitos chineses antigos, usavam pingentes ou tinham estátuas em forma de tartaruga, para que assim, permanecessem jovens por mais tempo. A direção e norte.

     O tigre branco representa o elemento metal, o outono, representa força, coragem, poder... Ainda hoje, usam partes de seu corpo para consumo ou fabricação de remédios, pois acreditam que dará força e fertilidade. A direção e oeste

      O dragão representa o elemento madeira, primavera, representa magia e poder. Antigamente, somente os imperadores podiam usar o símbolo, pois o dragão era um ser sagrado e consagrado aos nobres.

      O pássaro vermelho representa o elemento fogo, sua estação e o verão, representa sabedoria.
       Todos eles são separados nos quadrantes da terra e cada um representa um ponto cardeal, uma cor, uma estação do ano, uma emoção, 3 dos doze signos do zodíaco e podemos perceber, que, ate mesmo, na mitologia oriental, existe um equilíbrio entre yin e yang, o ciclo de movimento do universo, a capacidade de completar-se. Tudo esta, relativamente interligado e sem esta ligação, nada acontece!

      Huang Long representa o elemento terra, transição entre inverno e outono. Ele faz as coisas acontecerem, ele cria, transforma, une e separa. Ele e o centro de tudo. Sem a terra não há vida, não há metal, que não formara a agua, que não fará a madeira crescer e esta por sua vez, não queimara, deixando de produzir o fogo, que formara a terra com suas cinzas... Ou seja: ate mesmo o centro de tudo, precisa do que o cerca, para existir.
     Agradeço a sua visita e espero tê-lo aqui outra vez!!!

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Série: Dinastia Shang

      A Dinastia Shang foi a segunda registrada pelos historiadores, iniciando no século XVI A.C e tendo seu fim no século XI A.C. Já em seu início, o desenvolvimento da China foi notável, pois haviam escritas em ossos de animais e artigos feitos de bronze. Alguns camponeses de Xiaotun vendiam os ossos como se fossem remédios, quando então, historiadores descobriram as escritas que eles continham e puderam constatar que eram da Dinastia Shang.
      Os povos desta dinastia, adoravam diversos deuses, muitos descendentes reais, espíritos da  natureza e ate mesmo alguns deuses de mitos ou cultos locais.
      Alguns indícios em túmulos mostram, que acreditavam na vida após a morte. Os túmulos eram cruciformes e la, foram sepultados os reis da época, em caixões de madeira, rodeados por objetos funerários... Em suas rampas foram encontrados ossos de cavalos e de homens.
      Em 1200a.C. a soja foi introduzida como parte da alimentação.
      A produção e utilização do bronze estava sob o controle do imperador, as peças eram fundidas em partes separadamente e depois, eram unidas.
      Da pra perceber que, assim como na Dinastia Xia, o bronze foi um grande aliado do povo Shang e esta manufatura da peças garantia o funcionamento de grandes indústrias.
       Agradeço sua visita e desejo uma excelente leitura!

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Serie: Dinastias chinesas - Dinastia Xia

     A Dinastia Xia ou Hsia, se deu entre os séculos XXI e XVI a.C., sucedendo a dinastia dos Três Augusto e cinco Imperadores e tendo como sucessora a Dinastia Shang.
     Segundo os historiadores, não há provas de que esta dinastia existiu, o que causa debates ate hoje. De qualquer forma o que se sabe sobre esta Dinastia são suposições baseadas em objetos encontrados por arqueólogos em escavações na província de Henan, tumbas, vestígios de área urbana e objetos de bronze, que acreditam ser da Era do Bronze, da Cultura Erlitou.
      Pouco se sabe sobre esta dinastia, portanto, pouco tenho a dizer, mas não poderia deixar passar em branco, afinal, mesmo sob controvérsias dos historiadores, ainda assim, faz parte da história da China e está entre as dinastias
      O último rei desta dinastia foi Jie, um homem corrupto, sem muitos valores para reinar e foi deposto por T'ang o primeiro rei da dinastia Shang, da qual em breve vou falar um pouco.
      Agradeço a sua visita e seja sempre bem vindo!!!

      Peças da Era do Bronze: Dinastia Xia




quinta-feira, 28 de julho de 2016

Série: dinastia chinesa - Três Augustos e os Cinco Imperadores

   


      Líderes mitológicos da China entre 2850 a.C a 2205 a.C, Os Três Augustos, também chamados de Três Soberanos (ou Três Puros) são considerados como semi-deuses com poderes mágicos, que ajudavam a vida das pessoas se tornar melhor. Benevolentes, justos, verdadeiros deuses.
      No livro de Sima Qian (Registros do historiador) são apresentados os nomes e o tempo que cada um governou: Deus celestial governou por 18 mil anos; o Deus Terreno, governou por 11 mil anos e o Deus Humano, governou por 45.600 anos.
      Yundou shu e Yuanming bao os identifica como Fu Xi e Nü Wa (marido e mulher, respctivamente), ancestrais da humanidade após uma enchente e Shennong como o deus que inventou a agricultura e o primeiro a usar plantas como medicamento.
      NOTA PARTICULAR: Creio que daí, iniciou-se a fitoterapia
      Já os Cinco Imperadores, são reis-sábios de moral inquestionável, líderes morais exemplares, inclusive por confucionistas. Segundo o mesmo livro citado acima de Sima Qian, os Cinco Imperadores são: Huang Di, também conhecido como Imperador Amarelo; Zhuanxu; Ku; Yao; Shun.
      Oficialmente, no ocidente, o primeiro Imperador chinês foi Qin Shi, porém, no universo oriental, é aceita a ordem: Fu Xi; Shennong; Huang Di (Augustos em ordem de dinastia) Shaohao; Zhuanxu; Ku; Yao; Shun (cinco Imperadores em ordem de dinastia).
      Shangshu dazhuan e Baihu tongyi acredita que Nüwa é Suiren o criador do fogo
      Diwang Shiji substitui Nüwa no lugar do Imperador Amarelo
      Apenas para registro: O IMPERADOR AMARELO É CONSIDERADO PELOS CHINESES O ANCESTRAL DE TODO POVO!
      NOTA PARTICULAR: Fantástico o trabalho escrito e realizado, baseado nos ensinamentos do Imperador Amarelo. Huang Di Nei Jing é um livro medicinal espetacular, que mesmo tendo uma forma de escrita, um pouquinho "cansativa" de ler, por ser diferente dos nossos hábitos de leitura, vale muito a pena degustar as 800 e tantas páginas e todo aprendizado que ele puder oferecer!!!



quarta-feira, 27 de julho de 2016

Série: Dinastia Chinesa - Resumo

      Vou fazer um breve resumo das dinastias e depois disso, aos poucos, vou falando sobre cada uma delas. Fases importantes da China, que merecem ser escritas e conhecidas!
      Nomes das dinastias e época em que ocorreram:
      Tres Augustos e os cinco imperadores ( Ate 2070 a.C)
      Dinastia Xia (2100 a.C a 1600 a.C.)
      Dinastia Shang (1600 a.C a 1046 a.C)
      Dinastia Zhou (1046 a.C a 771 a.C)
      Primaveras e outonos (722a.C a 476a.C )
      Reinos combatentes (475 a.C a 221a.C)
      Dinastia Qin (221a.C a 206a.C )
      Han ocidental (206a.C a 9d.C)
      Dinastia Xin (9 a 23)
      Han oriental (25 a 220 )
      Tres reinos (220 a 265)
      Primeira  dinastia Jin (265 a 317)
      Dezesseis reinos (317 a 420)
      Dinastias do Norte e do Sul (420 a 589)
      Dinastia Sui (581 a 618)
      Dinastia Tang (618 a 907)
      Cinco dinastias e Dez reinos (907 a 960)
      Dinastia Song (960 a 1279)
      Dinastia Liao (916 a 1125)
      Segunda dinastia Jin (115 a 1234)
      Dinastia Yuan (1271 a 1368)
      Dinastia Ming (1368 a 1644)
      Dinastia Qing (1644 a 1912)

      Estas foram as dinastias da China, Aos poucos vou falando de cada uma delas...
      Agradeço a presença e atenção!!!

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Baço x Estômago aliados ou inimigos?

      Não é segredo pra ninguém que a comida passa pelo estômago, mas para medicina chinesa (MTC) isso é só um detalhe. Além de receber os alimentos, o estômago tem um papel muito mais amplo e caracteriza quase que a fonte de energia primordial. Junto com o baço, forma a essência adquirida, que vem da alimentação. Ambos fazem parte do elemento terra, a base de todo crescimento da natureza.
      O baço é um órgão (ZANG) e tem papel importante, pois é responsável, por manter o sangue fluindo DENTRO das veias e no caso de uma disfunção muito grande do baço, podem haver sérios danos, como uma hemorragia por exemplo. O baço controla também as unhas, cabelos e os músculos, nutrindo-os e mantendo-os saudáveis, porém se houver um desequilíbrio de energia, o baço deixa de nutri-los e os cabelos e unhas ficam quebradiços e os músculos, fracos, que pode gerar de uma simples câimbra, a fraqueza muscular. O baço controla a subida do QI (energia) e nele estão os pensamentos e as reflexões.
       Já o estômago é uma víscera (FU), fundamental para o corpo, ele controla a decomposição dos alimentos, o transporte das essências (JING), origina o JIN YE (fluidos corporais) e controla a descendência do QI (energia). Podem haver danos, caso o estômago se encontre em desequilíbrio, pois a digestão não será eficiente e o alimento parado nele, pode estagnar e apodrecer, causando lesões no estômago, ou simplesmente náuseas e vômitos, por isso, mastigar devagar, não ingerir líquidos durante as refeições é muito importante e ajuda muito o estômago. Lembrando, que nós já temos líquidos que ajudam na digestão: a saliva!
      Agora, respondendo a pergunta do título, ambos podem ser heróis ou vilões, depende muito de como você cuidará e o quanto você será cauteloso com eles. Se seguir passos básicos, como alimentação saudável, mastigação lenta, controle da ansiedade e preocupações, e etc... tudo isso ajuda na saúde deles, mas se você não se dispuser a colaborar e deixá-los sobrecarregados, com certeza terá sérios problemas!
      Então, vamos nos cuidar?
      Agradeço por dispensar seu tempo a esta leitura!

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Adeus, China!O último bailarino de Mao

      Terminei a leitura de Li Cunxin, o último bailarino de Mao, uma leitura que recomendo a todos que quiserem conhecer a dura vida numa época, em que a China vivia sob as regras comunistas, uma época em que os chineses sobreviviam com quase nada, havia apenas a regra de Mao e isso era impossível não seguir.
      Li Cunxin era uma garoto pobre, com uma vida difícil e cheia de privações, mas quando a sorte mudou seu destino, apesar das dificuldades que enfrentou e do primeiro sentimento negativo que teve em relação ao Balé, ele aprendeu a voar livre sobre os palcos e fez sucesso!!!
      Minha garganta se fechou já no início do livro, ao ler o relato dele em sua cidade natal, as dificuldades de seus pais e seus irmãos, o inhame seco para comer e tudo que lhe faltava... O pai que trabalhava de sol a sol e a mãe que muitas vezes, após o trabalho no lar, enfrentava o trabalho junto com o marido! Simplesmente uma história de sorte e determinação. Sorte por ser escolhido para escola de dança e determinação, por fazer com que a escolha não fosse em vão.
      Sempre pensei no quanto a dança pode mudar uma vida, mas não poderia imaginar, que um simples filho de camponês, que nem tinha o que comer, fosse se tornar um dos bailarinos mais famosos do mundo!!!
      Me imaginei junto a família Li, nos campos, nas dificuldades, nas brincadeiras, nas alegrias e tristezas, no orgulho e honra, na educação, em tudo! Talvez um dia eu possa conhecer o lugar onde eles viveram e talvez sentir um pouco da emoção que senti ao ler este livro maravilhoso
      Minha visão em relação a estória de Cunxin, é que apesar das dificuldades e divergências que a vida possa nos trazer, devemos trabalhar com satisfação e honra e assim, com determinação, alcançar o céu, como um pássaro!!!
      Gratidão por dispor do seu tempo para ler esse blog!
      Sejam sempre bem vindos!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Cidade proibida


      A imensidão da construção é de arrepiar!
      Construida entre 1406 e 1420, com 720 mil metros quadrados, ocupados pela família do Imperador governante, que a principio era Yung Lo, o terceiro monarca da dinastia Ming. Além de seus súditos, concubinas e serviçais, que nunca saíam da construção. Ali, estava concentrada todo o poder real da China.
      Segurança era o objetivo desta magnifica construção, com 3,4 km de comprimento e 10 metros de altura! O nome dado a Cidade, teve referencia na dificuldade de entrar e sair, na verdade, ninguém entrava a não ser que tivesse ordem do Imperador ou algum de seus homens de confiança. Entrada e saída livres, apenas para os militares, conselheiros reais e o próprio Imperador, claro! Havia um fosso, com 6 metros de profundidade, para evitar invasões. A pintura do teto era grande parte dourada, atraindo para dentro da construção, mais prosperidade, além de ter moveis e salas dispostos, baseados no Fengshui, que também é uma forma de atrair prosperidade e harmonia.
      Há um jardim, feito em homenagem a Deusa Xuan Wu, (deusa das aguas) onde a família do Imperador se distraia, jogavam xadrez, tomando chá, meditando... Um local onde podiam passar o tempo e admirar a beleza da SUA Cidade!
      Durante a segunda guerra a Cidade Proibida foi alvo de ataques do exército japonês, mas ainda permanece com a beleza de sua estrutura, um local imperdível para visitação caso um dia resolva conhecer a China.
      Chego ao fim desta postagem, com uma vontade maior de conhecer a China, apesar da diferença cultural, pois nesta terra de tantas diferenças, existe uma coisa que acredito ser igualzinha ao meu sentimento: A China é um lugar fantástico e vale a pena gastar para conhecer todos os segredos!!!
      Agradeço mais uma vez a sua visita e desejo a você, toda sorte que os deuses chineses puderem oferecer!



terça-feira, 5 de julho de 2016

Lenda: o menino e o ancião

     Certa lenda chinesa, conta que estavam duas crianças patinando em cima de um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação. De repente o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na agua.
      A outra criança vendo que seu amiguinho se afogava embaixo da agua, pegou uma pedra e começou a golpear o gelo com toda sua força, conseguindo quebra-lo e salvar seu amigo, suas mãos estavam feridas e  seu corpo todo doía
       Quando os bombeiros chegaram, perguntaram ao menino:
      _ Como voce conseguiu fazer isso? E impossível que voce tenha conseguido com suas mãos tão pequenas.
      Um ancião, vendo a situação, disse:
      _ Eu sei como ele fez isso.
       Todos olharam curiosos e o ancião respondeu:
     _Não havia ninguém em volta dele pra dizer que ele não era capaz.

     Quando não nos importamos com a opiniao alheia, conseguimos chegar longe, da mesma forma que chegamos longe, quando nao ha ninguem para nos empurrar para o "lago de gelo".
      Então, gostaria de saber: Voce teria coragem de enfrentar o lago de gelo, apesar dele ser imenso e difícil de ser quebrado, ou iria petrificar e deixar a vida esvair pelos dedos?
      Agradeço sua visita ao blog!

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Exercito de terracota

Guerreiros de Xi'an e os tesouros da Cidade Proibida

      Qin Shi Huang, o primeiro Imperador da China, ordenou que montassem um exército todo feito de terracota, para protegê-lo após sua morte. Os soldados são de diferentes tamanhos, de acordo com a sua posição: os maiores são os generais. Junto as estátuas militares, também foram encontrados em outros poços, alguns acrobatas, músicos e funcionários imperiais.
Estas estátuas foram encontradas acidentalmente, por agricultores do distrito de Lontong em Xi'an no ano de 1974. Estão em três poços e a estimativa é que haviam mais de 8 mil soldados. 130 carruagens com 520 cavalos e 150 cavalos de cavalaria. Estes poços ficam próximos a uma pirâmide de terra com 47 metros de altura e 2,18 quilômetros quadrados.
O mausoléu foi construído para servir de palácio ou corte imperial, cercado por uma muralha e diversos portões. Restos mortais de artesãos foram encontrados, assim como suas ferramentas, o que leva a crer, que foram enterrados junto com o Imperador, para impedir que falassem onde estavam as riquezas dele.
Independente da complexidade do fato, da dúvida quanto ao  que levou o Imperador Qin Shi Huang a montar este "palácio mausoléu", há o fato que nos chama a atenção: as obras de extremo bom gosto e realidade absurdamente fantástica!
Vou deixar o link do Wikipédia no final da postagem, para quem quiser conhecer um pouquinho mais a história, mas de qualquer forma, o que foi colocado aqui, resumido, muito resumido, já nos deu uma ideia da riqueza desta obra!
Gratidão por estar aqui mais uma vez!!!